A Prefeitura de Guarujá abriu inscrições para o processo seletivo simplificado visando a contratação de 25 guarda-vidas temporários (GVTs), que irão atuar até 7 de junho de 2026, três meses além do término da temporada de verão. A medida foi tomada para reforçar a segurança dos banhistas, já que, mesmo após o fim da alta temporada, o número de ocorrências de afogamento ainda é elevado.
As inscrições seguem até 12 de setembro, das 9h às 17h, na sede do Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Rua Silvio Daige, 150 – Jardim Tejereba). Não há cobrança de taxa. A remuneração é de R$ 2.579,50 (incluindo adicional de insalubridade).
Requisitos
- Ter 18 anos completos;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Estar em dia com a Justiça Eleitoral e quite com o serviço militar (para homens);
- Ter Ensino Fundamental completo;
- Apresentar boa capacidade física e mental;
- Não ter contrato temporário rescindido com o Estado ou Municípios.
No ato da inscrição, é necessário apresentar ficha preenchida, documento de identidade original e cópia, atestado médico recente e comprovante de residência.
Seleção
O processo seletivo será realizado em etapa única, no dia 18 de setembro, com duas provas:
- Teste de natação: percurso de 200 metros em até 5 minutos, no nado crawl, na piscina do Centro Esportivo Duque de Caxias;
- Teste de resistência física: corrida de 1.000 metros na areia, no canto direito da Praia da Enseada, também com tempo máximo de 5 minutos.
A prova de natação será eliminatória e classificatória, enquanto a corrida será apenas eliminatória.
Os candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência, levando traje de banho adequado para a natação e roupas leves para a corrida.
Classificação
A classificação final será definida com base no desempenho no teste de natação. O resultado será divulgado em 23 de setembro, no Diário Oficial de Guarujá.


