Atendimentos podem ser agendados por telefone ou presencialmente na Unidade de Vigilância em Zoonoses. Ação ocorrerá entre terça e quinta-feira com vacinação e orientação aos tutores.
A Prefeitura de Guarujá promoverá evento de combate à esporotricose na Unidade de Vigilância em Zoonoses localizada na Avenida Adriano Dias dos Santos 303 no Jardim Boa Esperança. A ação ocorrerá entre próxima terça-feira e quinta-feira das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Durante período agendamentos serão destinados para orientar tutores sobre doença assim como vacinação antirrábica dos bichinhos.
Haverá ainda entrega de materiais com informações sobre sintomas tratamentos e como evitar doença atingindo animais principalmente gatos. Além disso brindes especiais serão distribuídos como petiscos suplementos e brinquedos. Os horários já estão disponíveis para agendamentos devendo ser realizados presencialmente ou pelo telefone (13) 3355-6306. Os animais apresentando suspeitas ou sintomas característicos da zoonose realizam coleta de amostras para diagnóstico da doença. A ação é organizada pela Secretaria de Saúde.
A esporotricose é micose subcutânea causada pelo fungo do gênero Sporothrix presente no solo madeira palha e espinhos. Majoritariamente doença é contraída por gatos acessando rua com feridas abertas ou por perfurações causadas por espinhos. Caso não seja tratada pode ser fatal. Os sintomas mais comuns são feridas na região do rosto e patas podendo espalhar-se pelo restante do corpo. Além disso perda de apetite emagrecimento espirros e secreção nasal. O animal deve ser isolado para evitar contaminação para humanos e animais saudáveis.
A iniciativa da Prefeitura visa conscientizar população sobre gravidade da doença estimulando prevenção mediante cuidados adequados com animais de estimação especialmente gatos que têm acesso à rua. A esporotricose representa problema de saúde pública podendo ser transmitida para humanos mediante arranhões ou mordidas de animais infectados exigindo atenção redobrada de tutores e cuidados veterinários imediatos ao identificar primeiros sintomas garantindo bem-estar dos pets e segurança das famílias.


