A Prefeitura de Guarujá realizou no último sábado (15) duas ações estratégicas para reforçar o ordenamento turístico e a segurança durante o feriado da Proclamação da República. As operações foram conduzidas pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
A Sedecon ampliou a Operação Ocupação — que já ocorre aos finais de semana — com atuação conjunta da Força Tarefa, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio da Polícia Militar. Equipes trabalharam em pontos estratégicos com viaturas, motos e drones, visando coibir furtos, roubos, atuação de flanelinhas e outras infrações, além de reforçar o ordenamento urbano e a segurança de moradores e turistas.
Durante o feriado, foram registradas 195 ocorrências, entre elas:
- Perturbação de sossego: 96
- Operações policiais: 17
- Averiguações: 15
- Infrações de trânsito: 11
- Apreensão de bicicletas: 6
- Fiscalização de posturas: 4
- Abordagem a pessoa em atitude suspeita: 2
- Estacionamento irregular: 2
- Tentativa de furto: 1
- Animal em via pública: 1
- Outras ocorrências gerais
Implantada em 30 de maio, a Operação Ocupação tem mostrado resultados expressivos. Segundo a Prefeitura, o Município registrou redução de 59% nos homicídios, além de queda nos índices de furtos e roubos ao longo de 2024.
Fiscalização de ônibus e vans
Paralelamente, a Semob reforçou o controle de entrada de ônibus e vans de turismo, dentro do Programa Trânsito Mais Seguro. A ação contou com apoio da Polícia Militar Rodoviária e da Guarda Portuária, com fiscalizações na entrada da Cidade, no Centro e no acesso ao bairro Morrinhos.
A operação resultou em 30 autuações e um ônibus recolhido ao pátio municipal. Entre as principais irregularidades verificadas estão:
- Cronotacógrafo vencido: 9
- Vistoria e recolha de documentos: 12
- Falta do uso do cinto de segurança: 2
- Emplacamento irregular: 3
- Mau estado de conservação: 3
- Licenciamento em atraso: 1
- Outras infrações diversas: 12
O prefeito Farid Madi destacou a importância das ações para garantir segurança e ordem durante períodos de grande fluxo turístico.
“Além da segurança, a Operação Ocupação busca promover a ordem, reduzir delitos e recuperar a estrutura turística da Cidade. O esforço está valendo a pena, com resultados positivos e moradores e visitantes se sentindo mais seguros”, afirmou.
Ele também ressaltou a relevância da fiscalização no controle de entrada de veículos de turismo. “Estamos no caminho certo, aperfeiçoando as ações e melhorando a cada dia”, completou.


