Guarujá realiza primeiro plantio do Programa Horta nas Escolas

Data:

Iniciativa começa na Escola Municipal Philomena Cardoso de Oliveira. Programa ensina plantio e sustentabilidade. Parceria com Secretaria de Meio Ambiente

A Prefeitura de Guarujá realiza o Programa Horta nas Escolas com primeiro plantio no dia 19 no anexo da Escola Municipal Philomena Cardoso de Oliveira, na Vila Luis Antonio. A iniciativa conta com parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) e visa ampliar aprendizagem sobre processos de cultivo alimentar entre alunos.

Objetivos Do Programa

O programa objetiva ampliar aprendizagem dos processos de plantio, desenvolvimento e colheita dos alimentos, além de refletir sobre hábitos alimentares mais saudáveis com alunos. A ação também trabalha consciência socioambiental e práticas sustentáveis para manutenção dos recursos naturais por meio de ambiente vivo e interativo.

O Programa Horta nas Escolas oferece aos estudantes diferentes experiências pedagógicas e lúdicas, incluindo vivência e contato direto com meio ambiente natural, reconhecimento da importância do solo e água para vida e seus diferentes usos.

Conteúdo Pedagógico

O programa aborda descoberta de técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com diferentes espécies de plantas e proteção da estrutura do solo. Incentiva iniciativas individuais e coletivas para solução de problemas ambientais, baseadas em ações de consumo consciente e sustentabilidade.

As escolas contam com apoio de técnicos da Semam, responsáveis pela capacitação técnica dos responsáveis pelas hortas. A Semam fará visitas periódicas nos locais após implantação e plantio das mudas, garantindo acompanhamento técnico contínuo.

Perspectiva Administrativa

O titular da Secretaria de Meio Ambiente destacou que a parceria entre secretarias “dá vida a um espaço onde educação, natureza e comunidade se unem, convidando os alunos a aprender com as próprias mãos, com o coração e com a terra”.

O secretário de Educação enfatizou que educação deve oferecer ferramentas pedagógicas estimulantes desde primeira infância. “Um programa como o Horta nas Escolas, que ressignifica a relação dos alunos com a natureza, com a terra e com o consumo, atende aos desafios mais prementes deste século, onde a crise climática ameaça o equilíbrio ecológico planetário”, afirmou.

Compromisso Com Sustentabilidade

Guarujá está comprometida com educação de qualidade, inclusiva, sustentável e transformadora. O secretário finalizou: “A educação é o lugar de excelência para formarmos novas gerações capazes de lidar e superar os desafios ambientais colocados no século XXI”.

O programa representa investimento significativo em educação ambiental e formação de cidadãos conscientes sobre importância da sustentabilidade para futuro do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

R$ 30 bilhões por ano não bastam? Congresso aumenta salários enquanto o Brasil paga a conta!

Enquanto o brasileiro calcula se consegue pagar o supermercado...

São Sebastião projeta Carnaval 2026 com 500 mil turistas e ocupação hoteleira acima de 93%

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria...

Justiça Eleitoral leva biometria a Bertioga

A Justiça Eleitoral, por meio da 272ª Zona Eleitoral...