O Projeto Caminhão Sabor e Renda, iniciativa da Prefeitura de Guarujá, voltou a circular pela cidade, oferecendo oficinas culinárias teóricas e práticas voltadas à Educação Alimentar e Nutricional (Ean). A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Segan).
As oficinas ensinam o preparo de receitas saudáveis, econômicas e acessíveis, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas, talos e folhas. Além disso, os participantes recebem orientações sobre boas práticas de manipulação e nutrição, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira.
Segundo o diretor da Segan, o projeto é “uma ferramenta de transformação social, pois, além de ensinar receitas econômicas e nutritivas, mostra como evitar o desperdício e melhorar a qualidade da alimentação das famílias”.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Assistência Social destacou a importância da iniciativa para a segurança alimentar e a promoção de hábitos saudáveis. “O trabalho desenvolvido pelo Caminhão Sabor e Renda é fundamental para garantir uma alimentação de qualidade, reduzir o desperdício e fortalecer a sustentabilidade”, afirmou.
O projeto é resultado de uma conquista do Município junto ao Governo Federal, por meio de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) do Programa Bolsa Família, que viabilizaram a estrutura necessária para execução das ações.
Próximas oficinas:
- 25/08 – 14h | CRAS Santa Rosa – Rua Azuil Loureiro, 1020 – Santa Rosa
- 03/09 – 14h | CRAS Morrinhos – Rua Manoel Vicente Brito, s/n – Morrinhos III
- 17/09 – 14h | CRAS Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Balneário Cidade Atlântica – Enseada
- 22/09 – 14h | Oficina exclusiva para idosos atendidos no CATI (SEGAN)
- 30/09 – 14h | Público da Feira da Cidadania (SEGAN) – Rua Washington, 700 – Centro


