Lei sancionada pelo prefeito Farid Madi determina que toda fiação elétrica, telefônica e de internet em Guarujá seja instalada no subsolo em até cinco anos.
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, sancionou uma lei que torna obrigatória a instalação subterrânea de toda a fiação elétrica, telefônica, de internet e TV a cabo no município. A medida foi assinada pelo prefeito Farid Madi (Podemos-SP) em 31 de outubro e publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (6).
Com a nova regulamentação, empresas estatais e concessionárias de serviços públicos deverão realizar não apenas a instalação subterrânea de novos cabos, mas também a adaptação das redes já existentes. O prazo máximo para conclusão das obras é de cinco anos.
Embora o investimento inicial seja elevado, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) aponta que o sistema subterrâneo reduz custos de operação e manutenção e apresenta menos interrupções de energia, além de contribuir para a estética urbana e segurança pública. A expectativa é de que, a longo prazo, a mudança gere economia e maior confiabilidade para as distribuidoras e consumidores.


