A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais, manteve o Nível IV de certificação no Programa de Pró-Gestão, considerado o mais elevado padrão de gestão previdenciária do Brasil. A conquista foi confirmada após auditoria realizada entre os dias 28 e 29 de agosto pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade credenciada pelo Ministério da Previdência Social.
Durante a avaliação, foram analisados os requisitos previstos no Manual 3.6 do Programa de Certificação Institucional Pró-Gestão RPPS, incluindo Controles Internos, Governança Corporativa, Transparência, Educação Previdenciária e atendimento aos segurados. O relatório final atestou que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Guarujá atende aos mais rigorosos critérios de gestão, consolidando-se como referência nacional.
A GuarujáPrev foi o quarto RPPS do Brasil a alcançar o Nível IV, em agosto de 2023. Criado em 2015, o Pró-Gestão tem como objetivo modernizar e certificar os regimes próprios de previdência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, funcionando como uma espécie de “ISO da previdência pública”.
O resultado foi comemorado pelos conselheiros da autarquia em reunião na última sexta-feira (29). A Analista Previdenciária de Controle Interno destacou que a certificação reflete a dedicação da equipe:
“Manter o Nível IV – o mais alto do programa – é o reflexo do comprometimento e do excelente trabalho realizado por todos que integram a estrutura da GuarujáPrev.”
O diretor-presidente da GuarujáPrev também celebrou a conquista e parabenizou servidores, conselheiros e segurados:
“A conquista do Nível IV representou um marco significativo, alcançado por meio de esforço contínuo e dedicação. Mas manter essa certificação é ainda mais desafiador, só possível graças à união e ao comprometimento de todos os profissionais que fazem do nosso RPPS uma referência nacional.”


