Obras da terceira fase de acesso ao Aeroporto de Guarujá iniciam em agosto

Data:

A Prefeitura de Guarujá está reestruturando as vias de acesso ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano da Cidade. Esta é a terceira fase de intervenções e contempla um trecho de aproximadamente 3 km que envolve a Rua São Paulo e a Avenida Presidente Castelo Branco, onde está situada a Base Aérea, em Vicente de Carvalho. A obra está prevista para iniciar em agosto e terminar nos primeiros meses de 2026.

A obra compreende a retirada de toda a estrutura de asfalto, guias e sarjetas antigas. A partir disso, novas estruturas serão instaladas, junto à nova pavimentação. Ainda, a sinalização viária e a drenagem para solo, aprimorando a capacidade de absorção de água nas vias.

O valor estimado investido é de R$ 7 milhões, sendo que parte do recurso advém do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo do Estado, com contrapartida do Município.

A intervenção acontece em Guarujá, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra). As fases anteriores contemplaram as avenidas Áurea Gonzalez de Conde e Presidente Vargas, ambas em Vicente de Carvalho.  O titular da pasta, Henrique Menin, destaca que o funcionamento do Aeroporto depende de um conjunto de melhorias estruturais para comportar a quantidade de munícipes e turistas que acessarão o local.

“O acesso estruturado é vital para os futuros usuários do Aeroporto. Melhorias são feitas desde a via próxima à Rodovia Cônego Domenico Rangoni até a entrada da Base Aérea. As três fases juntas possuem mais de 5 km de extensão”, salienta.

Terminal de passageiros segue em obras até o fim deste ano

Em abril de 2025, a primeira fase de obras estruturais do Aeroporto foi entregue, consistindo na conclusão da pista de taxiamento, pousos e decolagens e o seu devido cercamento. A pista de pousos e decolagens possui 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura. Além disso, intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, sistema de drenagem, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna.

A implantação do terminal de passageiros foi oficializada após a entrega da pista. Ele será provisório e terá estrutura modular, composta por 21 peças. Ainda, ocupará uma área de 302 m², podendo receber até 24 passageiros simultaneamente. A previsão de entrega é até o final deste ano.

Considerando os prazos de implantação do terminal de passageiros modular e de elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), a ser analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil, o início das operações do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá é projetado para o primeiro semestre de 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...