Treinamento visa implantação do Projeto Ciclo SAMU com objetivo de diminuir tempo resposta nos atendimentos de urgência e emergência durante temporada de verão facilitando deslocamento no trânsito.
A Prefeitura de Guarujá realiza Curso Complementar de Condutor de Bicicleta de Emergência voltado aos profissionais atuando no Serviço Móvel de Urgência SAMU. A capacitação será ministrada pela Secretaria de Defesa e Convivência Social nesta terça e quarta-feira das 8 às 17 horas. As aulas teóricas acontecem na Coordenadoria de Ensino Inovação e Pesquisa na Rua Azuil Loureiro 450 no bairro Helena Maria sendo parte prática realizada nas vias públicas garantindo experiência prática aos participantes em condições reais de circulação urbana.
Doze profissionais entre técnicos de enfermagem e enfermeiros participam do treinamento visando implantação do Projeto Ciclo SAMU com objetivo de diminuir tempo resposta nos atendimentos de urgência e emergência durante temporada de verão considerando dificuldade de deslocamento no trânsito com aumento expressivo do número de veículos na Cidade e demandas dessa natureza no período. A iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias de Saúde Defesa e Convivência Social e Gestão Administrativa demonstrando integração intersetorial para melhoria dos serviços públicos municipais de saúde.
O curso foi solicitado pelo Setor de Segurança do Trabalho à Sedecon sendo ministrado por agentes da Guarda Civil Municipal para capacitar integrantes do SAMU a realizarem deslocamentos operacionais utilizando bicicletas de forma segura eficiente e padronizada de acordo com normas de trânsito e técnicas de pilotagem em diversos tipos de terreno preservando segurança física do operador e de terceiros garantindo atendimentos rápidos e seguros à população guarujaense durante alta temporada turística.
O Projeto Ciclo SAMU representa inovação significativa nos serviços de atendimento pré-hospitalar móvel permitindo que equipes médicas alcancem locais de difícil acesso para ambulâncias convencionais especialmente em praias calçadões e áreas com grande concentração de pessoas durante verão quando trânsito fica congestionado prejudicando tempo resposta das equipes de emergência. A utilização de bicicletas equipadas com materiais de primeiros socorros e equipamentos de comunicação possibilita atendimento inicial rápido estabilizando pacientes até chegada da ambulância convencional salvando vidas mediante redução do tempo entre chamado e primeiro atendimento.
A capacitação ministrada por agentes da GCM inclui conteúdos teóricos sobre legislação de trânsito direção defensiva prevenção de acidentes e técnicas específicas de pilotagem em diferentes condições climáticas e tipos de pavimento. A parte prática permite aos participantes desenvolverem habilidades necessárias para condução segura das bicicletas em situações de emergência incluindo manobras evasivas equilíbrio em velocidade frenagem de emergência e técnicas para transportar equipamentos médicos sem comprometer estabilidade da bicicleta ou segurança do condutor.
A iniciativa alinha-se às tendências internacionais de modernização dos serviços de emergência médica sendo modelo já utilizado com sucesso em grandes cidades europeias e norte-americanas onde equipes ciclísticas de primeiros socorros comprovadamente reduzem tempo resposta em áreas urbanas congestionadas. A implementação do Projeto Ciclo SAMU em Guarujá posiciona município como referência regional em inovação de serviços públicos de saúde beneficiando população residente e milhares de turistas visitando cidade durante temporada de verão quando demanda por atendimentos de urgência e emergência aumenta significativamente devido ao grande fluxo de pessoas nas praias e eventos públicos municipais.


