Ciclo SAMU começa 27 de dezembro. Doze profissionais treinados em condutor de bicicleta. Projeto reduz tempo resposta em Pitangueiras e Astúrias
A Prefeitura de Guarujá implantará o Ciclo SAMU a partir de 27 de dezembro como projeto piloto na região. A iniciativa visa diminuir tempo resposta nos atendimentos de urgência e emergência durante temporada de verão nas praias. Doze profissionais entre técnicos de enfermagem e enfermeiros participaram de Curso Complementar de Condutor de Bicicleta de Emergência.
A capacitação foi ministrada pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) nos dias 18 e 19, com aulas teóricas e práticas sobre deslocamento operacional com segurança em bicicletas.
Motivação Do Projeto
O Ciclo SAMU foi idealizado considerando dificuldade de deslocamento no trânsito, devido ao aumento expressivo do número de veículos na cidade durante temporada. A iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias de Saúde (Sesau), Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Gestão Administrativa (ADM).
Marcelo Valentim, coordenador do SAMU, explica que projeto abrange trajeto pequeno mas com grande circulação de pessoas, atendendo, inicialmente, Pitangueiras e Astúrias. As bicicletas somarão aos serviços já realizados pelas ambulâncias, sem diminuição de profissionais atuando nas viaturas.
Estrutura E Equipamentos
Inicialmente serão duas bicicletas com caixa acoplada contendo equipamento de suporte básico de vida e desfibrilador. A estrutura permite resposta rápida a emergências em locais de difícil acesso para veículos de grande porte.
O design compacto facilita navegação em praias lotadas durante verão, permitindo chegada mais rápida ao paciente que necessita atendimento.
Principais Ocorrências
De acordo com Valentim, durante temporada, principais ocorrências atendidas são referentes a afogamentos, coma alcoólico, coma hipoglicêmico e desidratação causada pelas fortes temperaturas.
“Além de auxiliar o Corpo de Bombeiros nos casos mais graves, a gente atendendo mais rápido esses casos mais simples, colaboramos para que os guarda-vidas consigam dar uma atenção ainda maior aos resgates de vítimas na água, caso venham a surgir”, ressaltou.
Treinamento Realizado
O curso foi solicitado pelo Setor de Segurança do Trabalho à Sedecon e ministrado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O treinamento capacitou integrantes do SAMU a realizar deslocamentos operacionais com segurança, eficiência e padronização, de acordo com normas de trânsito e técnicas de pilotagem em diversos tipos de terreno.


