Com suporte avançado de vida embarcado pela primeira vez, a 57ª edição da tradicional prova de natação terá um reforço inédito na proteção dos atletas.
A segurança dos atletas na 57ª Travessia 14 Bis, que ocorre neste sábado (15), ganhará um reforço sem precedentes. Em uma ação pioneira, o Samu de Guarujá implementará um suporte avançado de vida embarcado, com médico e enfermeiro a bordo de uma lancha da Praticagem que acompanhará todo o percurso de 24 km entre Bertioga e Guarujá. Este é um avanço significativo para a proteção dos nadadores em uma das mais tradicionais ultramaratonas aquáticas do Brasil.
O protocolo de emergência estabelece que, em casos graves, o atleta resgatado pelo Corpo de Bombeiros será levado imediatamente à lancha para receber os primeiros cuidados intensivos. A presença de profissionais de saúde treinados para intervenções complexas em um ambiente móvel agiliza o atendimento e pode ser decisiva.
Além da equipe no mar, o esquema de segurança contará com duas motolâncias e uma ambulância de suporte intermediário em terra, posicionadas estrategicamente ao longo da estrada Guarujá-Bertioga. Segundo o diretor do Samu, a iniciativa, bem recebida pela organização, integra os serviços de emergência ao evento esportivo, garantindo mais eficiência e tranquilidade para todos os participantes.


