Terminais movimentaram mais de 17,2 milhões de toneladas em julho, impulsionados pela corrida de exportações
O Porto de Santos estabeleceu novo recorde histórico de movimentação em julho, transportando mais de 17,2 milhões de toneladas. O resultado reflete uma corrida de exportações motivada pela guerra comercial de Donald Trump, que impôs sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.
Os granéis sólidos lideraram o crescimento com alta de 10% comparado ao mesmo período de 2024, atingindo 900 mil toneladas. Os contêineres registraram aumento de 4%, totalizando 200 mil toneladas, enquanto as cargas soltas subiram 9%, com 85 mil toneladas despachadas.
A Autoridade Portuária de Santos confirmou a expectativa de que granéis líquidos também apresentem crescimento de 10% quando os dados completos forem compilados. Segundo Anderson Pomini, presidente da APS, o resultado confirma o aumento expressivo dos embarques observado na primeira quinzena.
A nova tarifa americana entrou em vigor nesta quarta-feira, mas inclui quase 700 exceções, como derivados de petróleo, componentes de aviação civil e suco de laranja.


