O Setor Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande desenvolve um trabalho contínuo e estratégico voltado à proteção do Meio Ambiente, com foco na contenção de invasões, combate a crimes ambientais e fiscalização da área marítima. Nesta semana, o setor divulgou o balanço das ações realizadas em 2025, com resultados expressivos obtidos pelos grupamentos da Guarda Ambiental e da Guarda Costeira, que integram o Sepam.
Pela Guarda Ambiental, foram registrados 84 flagrantes de infração ambiental, com 95 pessoas detidas por esse tipo de crime. Ao longo do período, também foram removidas 172 construções subnormais, recolhidos 440 metros cúbicos de resíduos da construção civil (RCC) e realizados 307 resgates de fauna silvestre e marinha.
O grupamento também executou 730 patrulhamentos preventivos, realizou 62 monitoramentos e mapeamentos com drones e promoveu 120 ações de monitoramento por imagens de satélite, reforçando o controle e a preservação das áreas ambientais do município.
Já a Guarda Costeira, responsável pela fiscalização da área marítima da cidade, contabilizou 634 patrulhamentos preventivos, 574 embarcações fiscalizadas, 7.324 orientações a praticantes de esportes e atividades recreativas e seis embarcações notificadas. Um dos destaques do trabalho é a manutenção do índice zero de acidentes envolvendo embarcações marítimas, resultado do rigor e da atuação preventiva do grupamento.
Segundo o inspetor Fábio Barbatano Marques, as ações fazem parte de uma rotina integrada e coordenada pela Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, refletindo o avanço do Sepam nos últimos anos.
“Hoje contamos com um importante aliado: as imagens diárias de satélite fornecidas pela Polícia Federal, por meio do Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro)”, explicou.
Ele destaca que todo o processamento das informações ocorre na Sala Ambiental de Operação da Guarda Ambiental, equipada com softwares de alta tecnologia que permitem a sobreposição de ortomosaicos gerados por drones, imagens de satélite e dados do GEOPG, sistema municipal que reúne o banco de dados do setor.
O levantamento também inclui ocorrências de apoio a outras instituições, solturas de animais silvestres reabilitados por Centros de Triagem, suporte a secretarias municipais e atendimentos diversos que fogem ao escopo ambiental, como registros de furtos, roubos e acidentes de trânsito.


