Praia Grande aprimora atendimento na Saúde e adota novas soluções tecnológicas

Data:

A Prefeitura de Praia Grande segue investindo em inovações para tornar os diagnósticos mais precisos e melhorar a qualidade da assistência à população. Depois de implantar um protocolo específico para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), agora a Rede de Urgência e Emergência e a Atenção Hospitalar do município organizou um novo fluxo para agilizar o atendimento de casos suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O serviço conta com o suporte da telemedicina, disponibilizando um neurologista 24 horas por dia para avaliar exames de tomografia e auxiliar as equipes locais na definição do tratamento mais adequado, reduzindo o risco de sequelas.

Fluxo de atendimento mais rápido

Com o novo protocolo, já em funcionamento, pacientes com sintomas compatíveis com AVC recebem prioridade no atendimento. Aqueles que chegam às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia, ao serem identificados com suspeita, têm o “Código AVC” acionado. A equipe do Pronto-Socorro (PS) Central, no Bairro Guilhermina, é imediatamente comunicada, e o paciente é transferido para a unidade, onde há tomógrafo disponível para exames de urgência.

Quem chega diretamente ao PS Central também conta com prioridade: ao acionar o botão “Derrame” no totem da recepção, o paciente é encaminhado de forma imediata para a sala de emergência. O mesmo procedimento vale para casos atendidos pelo SAMU — quando o médico regulador identifica sinais de AVC, o transporte é feito diretamente para o PS Central.

Tomografia e apoio da telemedicina

No PS Central, após a realização da tomografia, o exame é avaliado pelo médico emergencista e, em seguida, enviado a um neurologista da Rede Brasil AVC, disponível remotamente 24h. A análise à distância garante maior precisão no diagnóstico e agilidade na tomada de decisões. Todos os profissionais envolvidos no atendimento recebem, em tempo real, o laudo e atualizações sobre o caso.

Quando o exame confirma um AVC hemorrágico, o paciente é encaminhado para o Hospital Irmã Dulce, referência na Baixada Santista em neurocirurgia. Já nos casos de AVC isquêmico, o tratamento é feito no próprio PS Central, com a administração de medicamentos trombolíticos para dissolver os coágulos e restabelecer o fluxo sanguíneo cerebral.

Para que o tratamento seja eficaz, o atendimento precisa ocorrer dentro da chamada “janela terapêutica”, que é de quatro horas e meia após o início dos sintomas. Passado esse período, outras abordagens são necessárias.

Alerta para os sinais de AVC

A médica e diretora técnica da UPA Quietude, Tais Gago Jordão, reforça a importância de reconhecer os sintomas:

“Dores de cabeça fortes, perda de força em braços ou pernas, dormência no rosto, paralisia, boca torta, crises convulsivas e alterações na fala são sinais de alerta. Se isso ocorrer, é fundamental procurar atendimento médico o quanto antes. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o início do tratamento, maiores são as chances de recuperação sem sequelas graves.”

Outros avanços na rede de urgência

Praia Grande também vem ampliando outros serviços na rede de saúde. O município é o único da Baixada Santista a disponibilizar marca-passo transvenoso temporário em todas as unidades de pronto-atendimento, essencial para salvar vidas de pacientes com problemas cardíacos graves.

Além disso, a cidade implantou um fluxo especial para casos de Infarto Agudo do Miocárdio. As equipes do PS Central e das UPAs estão preparadas para realizar o primeiro atendimento e, quando necessário, encaminhar o paciente ao Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, referência regional para procedimentos de urgência, como o cateterismo.

Outro destaque é a integração com a telemedicina para exames cardíacos. No PS Central, laudos são avaliados por especialistas do HCor, e na UPA Samambaia, por profissionais da Beneficência Portuguesa, garantindo respostas rápidas e mais seguras.

A UPA Quietude também passou por melhorias: ganhou um totem na recepção para agilizar o direcionamento dos pacientes, uma nova sala de enfermagem para classificação de risco e ajuste nas escalas médicas, reduzindo filas e otimizando o atendimento.

Compromisso com a população

O secretário de Saúde Pública, José Isaías Costa Lima, destaca que essas iniciativas têm como objetivo reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares:

“Estamos investindo fortemente para qualificar a assistência e oferecer o melhor tratamento possível. A parceria com o Estado e o uso da tecnologia são fundamentais para ampliar e aprimorar o atendimento prestado à nossa população.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...