Praia Grande reforça ações de combate ao bullying nas escolas municipais

Data:

A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande conta com mais um aliado no combate ao bullying nas escolas da rede municipal. Nesta segunda-feira (6), o Grupo de Apoio e Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE) promoveu uma série de palestras voltadas a estudantes das Escolas Municipais Carlos Roberto Dias e Lions Clube.

Os encontros aconteceram no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e reuniram alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A ação é resultado de uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp). Durante as palestras, os guardas civis municipais (GCMs) que integram o GAPE destacaram as consequências do bullying e orientaram os jovens sobre como agir para prevenir situações de violência nas escolas. Para introduzir a discussão, foi exibido um vídeo temático, seguido de uma conversa aberta com os estudantes.

Ao longo do dia, foram realizados três encontros com grupos distintos de alunos das duas unidades. A secretária de Educação, Patrícia Almeida, acompanhou uma das sessões e ressaltou a importância do diálogo.

“Esse momento foi preparado com muito carinho para vocês. Nosso intuito é reforçar, com o suporte do GAPE, a fala contra o bullying para que isso não aconteça em nossas escolas”, afirmou.


Compromisso com a prevenção

As ações desenvolvidas pela Seduc seguem as diretrizes determinadas pelo prefeito Alberto Mourão, que, no início do ano, durante a cerimônia de posse dos secretários municipais, entregou à titular da pasta uma ordem de serviço específica sobre o combate ao bullying. Desde então, a secretaria tem promovido uma série de atividades voltadas à conscientização e ao fortalecimento de práticas de convivência respeitosa dentro das escolas.


Reforço com o projeto “Ensinando a Viver”

Além das palestras, o GAPE atua junto às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental por meio do projeto “Ensinando a Viver”, que visa reduzir índices de violência e criminalidade. A iniciativa trabalha a autoestima das crianças, incentiva valores éticos, e aborda temas como prevenção à violência, vandalismo e uso de drogas.

Os encontros são conduzidos pelos guardas Roberto Aparecido Silva, Alex Francisco Neves e Hewerton Ribeiro Clementino, que estimulam os alunos a se tornarem multiplicadores das boas práticas, compartilhando o que aprendem com colegas, familiares e amigos.

As ações do GAPE também se estendem a escolas estaduais e particulares, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo o compromisso da Prefeitura de Praia Grande com uma educação mais segura, humana e inclusiva.

Foto: Jairo Marques – PMPG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...