Praia Grande contará com um reforço de aproximadamente 500 policiais militares durante a Operação Verão 2025/2026, graças a um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O efetivo extra — que inclui policiais militares, rodoviários e guarda-vidas vindos do interior paulista — terá hospedagem e alimentação custeadas pela Administração Municipal.
O esquema especial de policiamento terá início em 15 de dezembro e seguirá até o fim do Carnaval, período em que a Cidade recebe um grande fluxo de turistas.
Segundo o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, o reforço é essencial para garantir segurança durante a alta temporada, especialmente na virada do ano. “A atuação integrada dos policiais da Operação Verão, do efetivo fixo da Cidade, da Guarda Civil Municipal e de secretarias como Trânsito e Urbanismo permite ações coordenadas para atender às mais diversas demandas, oferecendo mais tranquilidade para moradores e visitantes”, destacou.
A Guarda Civil Municipal também atuará de forma intensificada, com quase 500 integrantes em escalas extras. A operação contará ainda com grupamentos especializados como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e o Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes que utilizam carros elétricos no calçadão, motos e bicicletas para ampliar a presença preventiva.
Os detalhes operacionais serão definidos nas próximas semanas, durante reunião entre as forças de segurança do Município.
Monitoramento reforçado
Outro recurso estratégico para a Operação Verão é o sistema de câmeras da Cidade. Praia Grande dispõe de mais de 3.600 equipamentos integrados a tecnologias de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial. A GCM também conta com drones para apoio às ações de patrulhamento e resposta rápida.


