Representantes das secretarias de Transportes Trânsito e Planejamento realizaram visita em São José dos Campos. Objetivo é implantar modelo semelhante na Baixada Santista para região.
Representantes das secretarias de Transportes Trânsito e Planejamento realizaram na última quinta-feira visita ao Observatório Nacional de Segurança Viária localizado no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos. Junto à comitiva de Praia Grande também estavam presentes representantes da Prefeitura de Mongaguá Cubatão e Santos. O objetivo foi conhecer e entender como funciona Observatório para que modelo parecido possa ser implantado na Baixada Santista.
O Observatório é referência reconhecido internacionalmente pelo trabalho de pesquisa e impacto social na área de segurança viária e mobilidade urbana. Com 15 anos de atuação possui diretamente 25 colaboradores atuando também com contratações pontuais conforme demanda de trabalho. Além disso conta também com base de pesquisa científica vinculada à Universidade Federal do Paraná e com pesquisadores contratados pelo CNPQ do Governo Federal.
O secretário de Transportes Leandro Avelino comentou sobre visita destacando que implantação de Observatório na região é importante ferramenta para que população possa cobrar ações previstas no Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista entregue em 2023. Para nós é muito importante vir até aqui conhecer trabalho entendendo melhor como tudo é feito pois há interesse de realizar Observatório na Baixada Santista. A implantação desse centro de pesquisas voltado à segurança viária e mobilidade já foram discutidos no Condesb e também na Câmara Temática de Mobilidade. Será grande avanço se conseguirmos implantar algo parecido na região trazendo benefícios para todos moradores das nove cidades integrando Região Metropolitana da Baixada Santista e também para todos turistas trafegando pelas rodovias frequentando municípios.
O presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária Paulo Guimarães agradeceu visita colocando-se à disposição para trabalho em conjunto afirmando ser sempre gratificante ver que pessoas dos mais diversos lugares reconhecem trabalho realizado vindo em busca de aprender como tudo é feito para replicar em cidades estando sempre disponíveis para tirar dúvidas trabalhando juntos em prol de mais segurança no trânsito. A iniciativa representa passo importante para melhoria da segurança viária na Baixada Santista permitindo monitoramento sistemático de acidentes identificação de pontos críticos e desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências científicas beneficiando milhões de moradores e visitantes da região.


