Atuando há quase oito anos como agente de controle de endemias (ACE) da Secretaria de Saúde de Santos, Orlando Laurentino da Silva, de 58 anos, foi o primeiro santista a receber a Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo. A aplicação ocorreu às 11h25 desta segunda-feira (9), na Central de Imunização.

O Município recebeu 318 doses do imunizante no sábado (7). Conforme normativa do Ministério da Saúde, nesta fase inicial a vacinação é destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, que atuam nas policlínicas, e aos agentes de controle de endemias.
A Secretaria de Saúde de Santos aguarda a definição, por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, sobre novos envios de remessas e a ampliação dos públicos prioritários para as próximas etapas da imunização.
Orlando, que atua diretamente em mutirões e visitas a imóveis da Cidade, ressaltou a importância da vacina. “Peguei dengue em 2010. Fiquei quatro dias bem mal. A vacina é extremamente importante”, afirmou.
O secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, destacou que a estratégia prioriza os servidores mais expostos ao risco da doença. “São profissionais que estão na ponta, visitando casas e locais com possíveis focos do mosquito. A partir de terça-feira, também receberão a vacina os servidores das policlínicas localizadas em áreas com maior densidade larvária”, explicou.
Além da Butantan-DV, o Município segue vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre as aplicações. A vacina está disponível nas policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Até o momento, Santos registra 51 casos confirmados de dengue neste ano.


