Projeto LiteraZé da UME Dr. José da Costa e Silva Sobrinho publica poesias. Evento com sessão de autógrafos transmitida ao vivo para família
Alunos da UME Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, localizada no bairro Piratininga em Santos, lançaram livro de poesias autorais quarta-feira (26) no Paço Municipal. A publicação resultado do projeto Poemas pelos olhos do LiteraZé reúne produções de estudantes de todos os anos, celebrando criatividade e expressão literária na educação.
O Projeto LiteraZé
O projeto promove diálogos sobre literatura e temas contemporâneos, sendo tutoriado pela diretora Kélvia Maria Ramos da Ronchi e pela bibliotecária Ana Carolina Dudnik. “Escrevem a partir das inquietações e sentimentos da adolescência. A gente orienta, mas dá liberdade total de criação”, explicou Kélvia.
As produções selecionadas são todas de 2025. Nos anos iniciais (1º ao 5º), professoras trabalharam diferentes temas alinhados ao Projeto Político-Pedagógico da escola, a partir dos quais cada turma escolheu assunto e construiu poesia. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), projeto ocorre no contraturno, todas terças-feiras à tarde.
Expansão do Projeto
O projeto passou por expansão neste ano letivo, inicialmente restrito às turmas do fundamental II. Agora envolve toda escola, representando reconhecimento da importância da expressão literária em todos os níveis educacionais.
“Percebemos que era importante ampliar para todos os anos. Hoje é um marco, porque eles estão lançando um livro com suas próprias poesias. É para celebrar”, destacou diretora.
Os Autores
Arthur da Silva Castro, aluno do 5º ano B, é autor de “Ser criança é poesia”, poesia sobre ser criança, as brincadeiras e experiências do dia a dia. “Minha poesia é sobre ser criança, as bagunças e as coisas legais que a gente faz. Ela é sobre minha vida”, contou.
Arthur manifestou inicialmente nervosismo: “Fiquei com um pouco de vergonha, mas agora estou tranquilo. Até assinei o livro”, acrescentou.
Ronald Silva Assunção Sousa, aluno do 7º ano A, tem quatro poesias publicadas no livro, sendo sua favorita “Inevitável”, poesia sobre romance. “Eu escrevi esta muito rápido, foi muito natural”, explicou.
A experiência de autografar foi intensa para Ronald: “assinei muitos livros, uns dez ou mais”.
Transmissão e Apoios
A apresentação do livro e sessão de autógrafos foi transmitida ao vivo para toda escola e para familiares, democratizando participação na celebração.
O projeto contou com apoio da Secretaria de Educação, Loja Maçônica Igualdade Santista e da Potência Maçônica Grande Oriente do Brasil de São Paulo (GOB-SP).


