Aula em Santos mostra turismo como resgate da história negra

Data:

Guia Augusta França ministra palestra sobre afroturismo na Casa do Artesão. Roteiros valorizam herança africana desde século 16

A guia de turismo e produtora cultural Augusta França ministrou aula aberta sobre “Afroturismo como ferramenta de resgate histórico da população negra” na Casa do Artesão, no Centro Histórico de Santos. A iniciativa visa valorizar a cultura, história e ancestralidade das populações negras através do turismo consciente.

Augusta trabalha com quatro roteiros, sendo o primeiro lançado em 2022 sobre quilombos históricos da cidade. O passeio acontece mensalmente para grupos de 35 a 50 pessoas, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas. “Abordo histórias da população negra desde o século 16 até os dias atuais, que ficaram invisibilizadas por séculos”, explicou.

O escritor e poeta Alexandre Miguel de Souza destacou a importância de resgatar personagens como Quintino de Lacerda, Maria Patrícia Fogaça e Pai Felipe. “São personagens negros históricos que a história não se encarregou de valorizar devidamente”, ressaltou.

Durante o evento, visitantes puderam conhecer trabalhos de empreendedores criativos na Loja Colaborativa Feito em Santos, fortalecendo a economia criativa local através da valorização cultural afrodescendente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...