Secresa realizou ação quarta-feira beneficiando 90 pacientes. De janeiro a setembro, unidade entregou mais de 1.600 aparelhos na Baixada Santista.
Um mutirão realizado pela Seção Centro de Referência em Saúde Auditiva de Santos na quarta-feira envolveu diversos profissionais objetivando garantir dignidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência auditiva atendidas pela unidade. No total, 90 pacientes que fazem acompanhamento no local receberam Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Foi o primeiro mutirão do ano entregando 180 aparelhos durante ação que durou cerca de oito horas.
Uma das beneficiadas foi Maria Adelaide de Paula, 77 anos. A aposentada faz acompanhamento há três anos e, segundo a filha Vanessa de Paula, o atendimento sempre foi exemplar: “Minha mãe depende de aparelho caro para viver bem, mas conseguimos gratuitamente em Santos. É uma alegria! Ela já usava aparelho fornecido pela Secresa, mas precisávamos de novo e não tivemos dificuldade”.
A Secresa conta com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, médicos (inclusive pediatra e neuropediatra), psicólogos, assistentes sociais, técnicos e profissionais administrativos. A unidade recebe encaminhamentos de todos municípios da Baixada Santista, atuando como referência regional em saúde auditiva. Em Santos, atendimento começa nas policlínicas encaminhando paciente para Ambulatório de Especialidades (Nelson Teixeira ou Zona Noroeste).
De janeiro a setembro, a Secresa entregou mais de 1.600 aparelhos auditivos, dos quais 900 beneficiaram moradores santistas. Todos dispositivos são regulados no momento da entrega e pacientes recebem orientações de uso, limpeza e manutenção. Renata Alencikas, chefe da Secresa, destacou que atendem pacientes de Bertioga a Peruíbe totalizando cerca de 2.500 consultas fonoaudiológicas mensais, com 120 a 130 pacientes novos cada mês.


