Corujão da Saúde inicia mutirão de exames e consultas vasculares em Santos com atendimento noturno

Data:

O Corujão da Saúde, programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na noite desta terça-feira (2) o mutirão de exames e consultas vasculares no Hospital Arthur Domingues Pinto, localizado no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (CHZNO), no bairro Castelo. Na primeira noite, foram realizados 13 procedimentos, registrando 65% de comparecimento.

A ação tem como objetivo reduzir a fila de espera para ultrassonografias com doppler, ITB (índice tornozelo-braquial) e consultas com cirurgiões vasculares. A expectativa é atender cerca de 4 mil pacientes até o fim de novembro.

O atendimento acontece em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos domingos, das 8h às 14h. Em dias de maior demanda, o horário poderá ser ampliado, de acordo com a disponibilidade ambulatorial. O agendamento é feito pela Central de Agendamentos de Santos, que entra em contato diretamente com os pacientes já encaminhados.

A coordenadora do CHZNO, Christiane Porto, destacou a importância da organização para viabilizar o mutirão:

“Conseguimos reorganizar as escalas e equipes médicas e de enfermagem, além de ampliar a disponibilidade das salas e estender o horário de atendimento. Somos referência nesse tipo de assistência e conseguimos direcionar os casos menos complexos para o ambulatório, priorizando os mais graves.”

Além de otimizar os atendimentos, a iniciativa tem sido um alívio para os pacientes. A doméstica Maria Sônia da Silva, de 54 anos, aprovou o novo formato:

“Fiquei muito contente que me ligaram para esse mutirão. Muita gente precisa e o horário foi maravilhoso, principalmente para quem trabalha como eu.”

O pizzaiolo Heleno Vicente, também de 54 anos, celebrou a oportunidade de acompanhamento após sofrer com varicorragia:

“Trabalho 12 horas por dia e isso prejudicou muito minha saúde. Hoje estou muito feliz por ter sido chamado. É um alívio.”

A SMS reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados para garantir o contato. Caso haja mudança de número de telefone, o paciente deve procurar a policlínica de referência com um documento com foto para atualizar as informações.

A iniciativa integra o Objetivo 3 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que trata de Saúde e Bem-Estar.

Foto: Carlos Nogueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...