Esporotricose: Santos faz busca ativa de gatos doentes

Data:

Agentes de saúde visitam casas na Zona Noroeste para identificar animais com suspeita da doença, que já infectou 53 felinos e 3 humanos na cidade em 2025.

Uma força-tarefa de saúde animal está percorrendo o bairro São Manoel, em Santos, para combater o avanço da esporotricose. A ação de busca ativa, realizada por agentes de zoonoses, visa identificar gatos com lesões suspeitas, coletar amostras para análise e iniciar o tratamento imediato. A doença, causada por um fungo, pode ser transmitida para humanos.

O bairro São Manoel concentra o maior número de notificações da doença em animais, com 19 dos 53 casos confirmados em gatos na cidade este ano. Durante a primeira ação, quatro felinos com sintomas tiveram sangue coletado, e seus tutores já receberam a medicação antifúngica. A orientação é que o animal doente seja mantido isolado durante o tratamento.

A esporotricose é uma infecção que causa feridas que não cicatrizam, principalmente no rosto e patas dos animais. A transmissão para humanos ocorre pelo contato com o fungo, geralmente por arranhões ou mordidas de animais infectados. A prefeitura reforça a importância de procurar um veterinário ao primeiro sinal e uma unidade de saúde em caso de suspeita em pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...