Fiscalização empresarial em Santos cresce 65% em 2025 e ultrapassa 30 mil ações

Data:

O Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), vinculado à Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), realizou mais de 30 mil ações de fiscalização em 2025 em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em Santos. O número representa um crescimento de 65% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 18.124 ações.

Como resultado da intensificação das atividades, o Defemp emitiu 2.862 intimações, mais que o dobro do registrado no ano anterior (1.241), além de 149 multas, o que representa um aumento de 170% em comparação a 2024, quando foram aplicadas 55 penalidades.

Também houve crescimento expressivo nas medidas mais rigorosas. Em 2025, foram realizados 12 embargos e três lacrações, números que superam em 500% e 300%, respectivamente, os registrados no ano anterior. Além disso, o departamento participou de 64 forças-tarefas, em atuação conjunta com outros órgãos e secretarias municipais.

“Intensificamos as fiscalizações, ampliamos a presença nos bairros e atuamos de forma integrada com outros órgãos, sempre com o objetivo de garantir a legalidade das atividades econômicas, a concorrência justa e a segurança da população”, destacou a diretora do Defemp, Mabel Cardama.

Ampliação do atendimento ao público

Além das ações de fiscalização, o Defemp também ampliou o atendimento à população. Ao longo de 2025, foram realizados mais de 19 mil atendimentos, entre presenciais, telefônicos e por e-mail, número cerca de 33% superior ao registrado em 2024.

Os atendimentos via Ouvidoria Municipal, importante canal de comunicação entre o cidadão e a Administração, aumentaram de 2.372 para 2.604. Já os atendimentos relacionados a processos administrativos ultrapassaram a marca de 22 mil registros.

Como denunciar

A população pode denunciar estabelecimentos irregulares por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, ou pela página www.santos.sp.gov.br/ouvidoria.

Também é possível realizar atendimento presencial no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...