Com os fortes ventos registrados durante a madrugada deste domingo (24), a Prefeitura de Santos mobilizou equipes desde cedo para atuar em diferentes pontos da Cidade. A operação envolveu profissionais da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), por meio da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que trabalharam para garantir a segurança da população e a liberação das vias públicas.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos chegaram a 121,12 km/h às 23h54 de sábado, registrados pelo sensor da Praticagem, ultrapassando a previsão inicial, que era de 80 km/h.
O fenômeno resultou em seis quedas de árvores e uma inclinação, o que causou bloqueios e exigiu a remoção imediata. As equipes de poda e os agrônomos da Copaisa, que atuaram em esquema de plantão, iniciaram os trabalhos de retirada e vistoria nos seguintes locais:
- Rua Álvaro Guião, 103 – Campo Grande (duas árvores caídas);
- Rua Professor Augusto Coelho e Souza – remoção com uso de munck, devido ao peso da árvore;
- Rua Nabuco de Araújo, 121 – Embaré;
- Rua Mongaguá, 369 – Rádio Clube.
A árvore localizada na Rua João Fraccaroli, 621 (Bom Retiro) foi programada para ser retirada até a manhã desta segunda-feira (25). Na Rua Arthur Porchat de Assis, 44 (Boqueirão), a árvore inclinada ficou em ponto de remoção, com trabalhos previstos para o mesmo dia. Não houve registro de vítimas nem danos materiais graves.
Trânsito
A CET-Santos acompanhou as ocorrências desde o início e manteve agentes em campo para organizar o tráfego e garantir a segurança viária. Devido às quedas de árvores, foram necessários bloqueios em quatro pontos da Cidade:
- Rua Álvaro Guião, 103 – interdição junto à Avenida Ana Costa, no Campo Grande;
- Rua João Fraccaroli, 621 – bloqueio parcial no sentido Jovino de Melo, no Bom Retiro;
- Rua Nabuco de Araújo, próximo à Rua Frei Vital – interdição parcial da via;
- Rua Mongaguá, 369 – sinalização com três cavaletes.
A Prefeitura informou que a liberação das vias seria feita gradualmente ao longo do dia.
Foto: Divulgação Prefeitura de Santos


