O Governo de São Paulo recebe nesta segunda-feira, 01, as propostas para a execução do projeto do Túnel Imerso Santos–Guarujá. As empresas interessadas deverão apresentar os envelopes na Bolsa de Valores (B3), às 10h. O leilão está marcado para a sexta-feira (5), às 16h, também na B3.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal. O contrato, com duração de 30 anos, abrangerá construção, operação e manutenção.
A obra terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário — técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia, mas inédita no Brasil.
O túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, sendo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagem para pedestres, ciclovia e galeria de serviços. A proposta multimodal busca integrar diferentes formas de transporte, colocando a Baixada Santista na rota da mobilidade do futuro.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, com tempo médio de 18 minutos por travessia, mas sujeita a filas e variações na operação. Pela estrada, o deslocamento pode levar até 1 hora. Com o túnel, o trajeto será reduzido para cerca de 5 minutos, beneficiando diretamente mais de 720 mil habitantes e milhares de trabalhadores que circulam diariamente entre as cidades.
Além de diminuir o tempo de deslocamento, o projeto promete impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e reduzir emissões de poluentes, ao incentivar meios de transporte coletivos e sustentáveis.


