A Prefeitura de Santos anunciou a correção do IPTU para o próximo ano com base na inflação. O reajuste também será aplicado a multas e preços públicos.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Santos terá um reajuste de 5,23% em 2026. O índice, publicado em decreto no Diário Oficial, corresponde à inflação oficial (IPCA) acumulada entre agosto de 2024 e julho de 2025. A mesma correção será aplicada a multas, preços públicos e débitos inscritos na Dívida Ativa do município.
Os cerca de 215 mil carnês começarão a ser entregues em dezembro. O vencimento da primeira parcela e da cota única, que oferece 4% de desconto, será a partir de 6 de janeiro. Contribuintes que aderiram ao IPTU Digital terão um desconto adicional de 1% e receberão o boleto online.
Os carnês de 2026 manterão as nove opções de contribuição voluntária para entidades e fundos municipais, como o Fundo Social de Solidariedade, a Santa Casa e o Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal, permitindo que os cidadãos apoiem causas locais diretamente pelo boleto do imposto.


