O Parque Tecnológico de Santos sediou, no último fim de semana, o Maré das Minas Game Jam, evento que reuniu desenvolvedores, gamers, influenciadores e entusiastas do universo geek com foco no protagonismo feminino e na sustentabilidade. A maratona contou com a participação de mulheres cis, trans e pessoas não-binárias, que desenvolveram jogos digitais a partir do tema “A importância da preservação dos oceanos”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 14, da ONU.
Ao todo, 23 participantes foram divididos em sete equipes, responsáveis pela criação de sete jogos originais. O grande vencedor foi “O Legado de Cid”, que recebeu premiação de R$ 1 mil, além de medalhas produzidas com tampinhas plásticas retiradas da praia, reforçando o compromisso ambiental do evento. Em segundo lugar ficou “Ecos do Oceano”, seguido por “Só uma Latinha”, ambos também premiados com medalhas sustentáveis.
A avaliação dos projetos foi feita a partir do pitch das equipes, analisados pela consultora de negócios do Sebrae, Luana Melo, e pela secretária executiva da Liga das Mulheres pelo Oceano, Adriana Lippi. Para a organizadora do evento, Lívia Scienza, a iniciativa vai além do desenvolvimento de jogos. “A Maré das Minas veio para empoderar o feminino, as gamedevs, as cientistas e as empreendedoras, enquanto traz conscientização sobre a temática dos oceanos”, afirmou.
O Maré das Minas Game Jam contou com patrocínio de empresas e coletivos ligados ao setor de tecnologia e inovação, além do apoio da Prefeitura de Santos, do Parque Tecnológico, de organizações ambientais e de entidades ligadas ao empreendedorismo e à economia criativa, consolidando o evento como uma ação integrada entre inovação, inclusão e sustentabilidade.


