Nova base da Patrulha Naval no Porto de Santos terá tecnologia avançada para reforçar a segurança marítima e combater crimes no litoral.
A Marinha do Brasil iniciou a construção da nova sede do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, no Porto de Santos, litoral de São Paulo. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a obra foi viabilizada por emenda parlamentar da bancada paulista e tem entrega prevista para maio de 2026.
A nova estrutura contará com tecnologia de ponta e um moderno centro de operações interagências para monitoramento do tráfego marítimo e combate a crimes ambientais e ilícitos no mar. Entre os sistemas instalados está o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), que permitirá o acompanhamento em tempo real do movimento de embarcações na região.
O VTMIS será implementado por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Marinha e a Autoridade Portuária de Santos (APS), com o sistema sendo instalado na Ilha da Moela, em Guarujá. A iniciativa reforça a segurança portuária e o controle das rotas marítimas no maior porto da América Latina.


