Mestrandos da FGV visitam Santos para aprender sobre Porto e infraestrutura

Data:

Alunos de Gestão e Políticas Públicas fazem imersão em Políticas Regionais na Baixada Santista. Grupo tem 36 alunos e quatro professores visitando APS e Paço Municipal.

Alunos do curso de mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo estão em Santos desde quarta-feira passando por imersão em Políticas Regionais intitulada “Grandes Empreendimentos de Infraestrutura e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável Metropolitano” na Baixada Santista. A visita do grupo formado por 36 alunos e quatro professores também inclui Autoridade Portuária de Santos e canal do Porto. Na Sala Princesa Isabel do Paço Municipal assistiram aula ministrada pelo ex-aluno do curso e atual subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado José Police Neto.

O objetivo é permitir que alunos vivenciem gestão e interação entre múltiplos atores e organizações na governança de território com desdobramentos metropolitanos e socioambientais. José Police Neto disse que escolha de Santos deve-se ao grau de complexidade imposto à gestão local afirmando que impacto do maior porto da América Latina é bom exemplo por gerar não apenas efeitos positivos mas por conter também questões complexas e desafiadoras. A lógica de definir planejamento estratégico para porto obriga reunir todos atores institucionais que porto reflete capaz de gerar impactos em toda região metropolitana acrescentou.

Os mestrandos também puderam ouvir de secretários municipais relatos de algumas políticas públicas de sucesso aplicadas no município. O titular da pasta de Assuntos Portuários e Emprego de Santos e ex-aluno do curso da FGV Bruno Orlandi destacou revitalização do Parque Valongo envolvendo recuperação de armazéns possibilitando integração do Porto e Cidade. Empresas do Porto deram contrapartidas sociais investindo R$ 15 milhões no projeto sem necessidade de dinheiro público sendo hoje uma das áreas mais democráticas de Santos recebendo todas pessoas.

Também ex-aluno do curso, secretário de Gestão Fábio Ferraz explanou sobre cadeia de serviços da cidade alavancada principalmente pela atividade portuária movimentando economia local. Também falou do projeto inédito de urbanização no país, Parque Palafitas na Zona Noroeste representando nova forma de ocupação em área originalmente de mangues transformando Dique da Vila Gilda em bairro. A visita representa importante oportunidade educacional para futuros gestores públicos compreenderem complexidades da gestão portuária e seus impactos metropolitanos mediante experiência prática em um dos maiores portos latino-americanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...