O Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, em Santos, deu início neste domingo (14) a um mutirão de ultrassonografias de abdome, transvaginal e de mamas, com o objetivo de reduzir a fila de espera para esses exames. A ação seguirá aos domingos e sempre que houver disponibilidade de salas, até o final de novembro.
O pintor Antônio Souza, que aguardava exame de abdome, elogiou a iniciativa:
“Por ser no domingo, facilitou muito para mim. Trabalho de segunda a sábado e domingo é minha folga. Achei que seria chamado numa terça ou quinta-feira. Fui pego de surpresa, mas deu tudo certo.”
O radiologista da Prefeitura de Santos, Jonatas Negro Gonçalves Bicudo, destacou a grande demanda reprimida por ultrassons:
“Estamos fazendo em dias alternativos, e os principais exames são de abdome e o transvaginal. A Prefeitura está se esforçando para reduzir essa demanda.”
O médico também ressaltou que o ultrassom se tornou exame de rotina, por ser rápido, barato, não invasivo e sem efeitos colaterais, ajudando os médicos a obterem respostas mais rápidas para os pacientes.
A Central de Agendamentos de Santos fará contato com os pacientes que já possuem encaminhamento. É fundamental que os dados cadastrais estejam atualizados; caso o número de telefone tenha mudado, o paciente deve procurar a policlínica de referência para realizar a atualização.
Foto: Carlos Nogueira


