Nova Linha do VLT Santos–Valongo entra em operação com tarifa gratuita até 15 de dezembro

Data:

A segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos entrou oficialmente em operação nesta segunda-feira (1º), conectando a Avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, na região central da Cidade. Durante os primeiros 15 dias, os passageiros terão isenção de tarifa para utilizar o novo trecho, que soma oito quilômetros de extensão. Inicialmente, os trens circularão das 9h às 15h, de segunda a sábado.

O horário reduzido foi adotado para garantir a adaptação da população à circulação dos trens, especialmente em áreas comerciais com grande movimento. “O que se pede é atenção de motoristas e pedestres”, alertou Jamille Consulin, superintendente de Transporte Coletivo e Hidroviário da Artesp, órgão responsável pela implantação da nova linha.

A partir do dia 16, o trecho passa a cobrar tarifa e contará com integração aos ônibus municipais e intermunicipais por meio do cartão BR Mobilidade. A expectativa é ampliar o funcionamento para o horário integral — das 5h30 às 23h30 — dentro de seis meses. As portas de plataforma das 12 novas estações já foram encomendadas e serão instaladas nos próximos meses.

Monitoramento e circulação

Segundo o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, a ampliação do VLT representa um avanço significativo para a mobilidade da região central. “Será um grande indutor para o desenvolvimento econômico e social do Centro Histórico”, afirmou.

Gonçalves explicou ainda que, nesta fase inicial, o estacionamento estará proibido nas vias do percurso entre 8h e 16h. Agentes da CET acompanharão o trajeto para garantir a fluidez dos trens. A empresa também se reuniu com comerciantes para alinhar alternativas às vagas de carga e descarga, que serão monitoradas e ajustadas conforme necessidade.

As novas estações contarão com funcionários da BR Mobilidade, operadora do sistema, para auxiliar os usuários.

Primeiros usuários comemoram estreia

A abertura da linha atraiu moradores que aguardavam ansiosamente o início da operação. Nelci Moreira, 63 anos, da Encruzilhada, fez questão de ir ao Centro no primeiro dia de circulação. “Sempre tenho coisas para resolver por aqui. Agora vai ser muito mais fácil”, disse.

Wilson de Melo, 71, morador do José Menino, também fez questão de prestigiar a estreia. “Vim ao Centro só para experimentar. O VLT é ótimo. Também uso a linha que vai até São Vicente”, contou.

A moradora do Valongo, Marlene Pereira Maciel, 68, celebrou a facilidade que o novo trecho trará à rotina. “Saio muito para ir ao médico. Agora, só de VLT. Vai ser muito bom, principalmente para trabalhadores e estudantes.”

Para o artista plástico Wagner do Santos, 42, o modal traz conforto e eficiência. “O percurso passa por áreas de escolas, universidade e locais de grande movimento. Vai facilitar e desafogar o trânsito. É rápido, seguro e pontual”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...