Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães assume Diocese de Santos após pedido de renúncia de Dom Tarcísio Scaramussa completando 75 anos. Decisão foi comunicada nesta quarta-feira.
O bispo Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães de 65 anos assumiu nesta quarta-feira Diocese de Santos no litoral de São Paulo. Isso porque Papa Leão XIV aceitou pedido de renúncia do então bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa completando 75 anos em setembro precisando afastar-se do cargo conforme prevê Código de Direito Canônico estabelecendo idade limite para exercício da função episcopal na Igreja Católica Apostólica Romana.
Dom Joaquim Mol já havia sido nomeado bispo coadjutor pelo Papa Francisco em fevereiro deste ano tomando posse na Diocese de Santos após ser transferido da função de bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte. Desde setembro governo da Diocese aguardava resposta do Vaticano sobre pedido de renúncia de Dom Tarcísio Scaramussa. Com decisão do papa governo da Diocese é automaticamente assumido por Dom Joaquim consolidando transição administrativa e pastoral da instituição católica santista.
Em comunicado Diocese de Santos informou que Dom Joaquim assume como 7° bispo diocesano de Santos dando continuidade à missão de conduzir povo de Deus com fé coragem e comunhão com Igreja e Santo Padre. A instituição ainda agradeceu e despediu-se de Dom Tarcísio tornando-se bispo emérito. Foram 10 anos de dedicação fé e zelo pelo povo de Deus conduzindo nossa Igreja Diocesana com sabedoria comunhão e amor ao Evangelho destacou comunicado oficial prestando homenagem ao trabalho desenvolvido pelo bispo renunciante ao longo de década de serviço pastoral.
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães é licenciado em Filosofia bacharel em Teologia pela PUC Minas e mestre em Teologia pela FAJE sendo professor e pesquisador na PUC Minas professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino do Instituto Marista de Ciências Humanas e do Instituto Regional de Pastoral Catequética demonstrando sólida formação acadêmica e experiência pedagógica. Mol foi fundador e coordenador do Instituto Superior de Pastoral PUC Minas sendo editor fundador da Revista HORIZONTE de estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC Minas.
Catequista desde 1975 e como presbítero desde 1988 Dom Mol desde 2006 foi bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte sendo também conferencista e assessor desde 1993 nos campos da teologia pastoral comunicação e humanismo acumulando vasta experiência eclesiástica e acadêmica. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Dom Joaquim Mol presidiu Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação de 2011 a 2015 e também Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação de 2015 a 2023 demonstrando liderança e comprometimento com causas fundamentais da Igreja Católica no Brasil.
Ele foi presidente do GT para acompanhamento da Reforma Política no Brasil entre 2008 e 2015 do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica de 2011 a 2015 retornando a este último Conselho no quadriênio 2015-2019. Ele também foi reitor da PUC Minas de 2007 a 2022 membro do Pontifício Conselho da Cultura do Vaticano de 2015 a 2022 e membro do Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil e do Observatório Eclesial Brasil consolidando trajetória de destaque na Igreja Católica brasileira e internacional.


