Parque dos Morros ganha 100 novas árvores nativas em ação do projeto Mamáfrica

Data:

O Parque dos Morros, localizado no Morro da Nova Cintra, em Santos, recebeu o plantio de 100 novas árvores nativas da Mata Atlântica nesta quinta-feira (27). A iniciativa faz parte da ação de mitigação de carbono do projeto Mamáfrica – Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba, que encerrou sua exposição entre 18 de setembro e 1º de novembro, no Museu do Porto.

A atividade reforça o compromisso do projeto com sustentabilidade, educação ambiental e preservação da cultura afrodescendente, integrando ainda o ato simbólico realizado no Dia da Consciência Negra, quando uma muda de Guapuruvu foi plantada na Praça Zumbi dos Palmares.

Preservação e justiça climática

Além do plantio, a ação buscou conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e da justiça climática, temas centrais ao propósito do Mamáfrica. Para Wellington Araújo, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial, o projeto fortalece o reconhecimento da contribuição afro-brasileira:

“Celebrar e visibilizar a ancestralidade africana é reafirmar a força de uma história que atravessa oceanos e molda identidades. A exposição evidencia a potência da cultura afrodescendente no Brasil e em Cuba, combatendo a invisibilidade social e fortalecendo o pertencimento das nossas comunidades”.

O plantio contou com a participação do Conselho Municipal, além de parcerias com o Instituto Alvorada Brasil, o artista Barthô Naïf, o Governo do Estado, Empresas Júnior da UNIFESP, Museu do Porto e apoio da Autoridade Portuária de Santos.

Sobre o Parque dos Morros

Com 290 mil m², o Parque dos Morros é uma das áreas mais importantes de preservação ambiental da Cidade. Ele protege trechos remanescentes de mata secundária, abriga cerca de 100 espécies de aves e diversas trilhas ecológicas. A área integra um corredor verde que conecta os morros Caneleira, Nova Cintra, José Menino e o Voturuá, em São Vicente, além de se ligar ao Parque do Engenho de São Jorge dos Erasmos.

O espaço, antes vulnerável ao desmatamento, descarte irregular de resíduos e especulação imobiliária, avança no processo de regeneração ambiental e uso sustentável.

Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do projeto: @mamafricabrasilecuba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...