Programa Santos no Mundo vai levar estudantes e professores da rede municipal para experiência internacional

Data:

O que antes parecia distante agora se torna realidade. Estudantes e professores da rede municipal de Santos terão a oportunidade de viver uma experiência internacional de intercâmbio, graças à criação do Programa Santos no Mundo, instituído pela Lei Municipal nº 4.708/2025, assinada nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal.

A iniciativa, que será gerida pela Secretaria de Educação (Seduc), marca um novo capítulo na educação pública da Cidade ao oferecer vivência fora do País para alunos do 9º ano e professores da rede municipal com licenciatura em Letras, ampliando horizontes acadêmicos, culturais e pessoais.

A primeira etapa do programa já está em andamento. Um processo seletivo envolveu as 17 UMEs do ensino fundamental II, classificando 50 estudantes do 8º ano, que atualmente participam de uma imersão na língua inglesa, por meio de curso de formação específico.

Em 2026, uma nova avaliação definirá dez estudantes, já no 9º ano, que embarcarão para o intercâmbio internacional. Todos os custos da experiência serão integralmente custeados pelo Poder Público, garantindo igualdade de acesso e valorização do mérito acadêmico.

Professores também participarão

O programa contempla ainda a participação de dois professores da rede municipal, que serão selecionados em 2026 e também passarão por formação específica. Os critérios de seleção estão sendo definidos pela Seduc, conforme previsto na legislação.

A viagem terá duração de quatro semanas, em período e destino que ainda serão divulgados. Após a publicação da lei, a Prefeitura dará início ao processo licitatório para contratar a empresa responsável pela organização do intercâmbio.

Troca de conhecimento como contrapartida

Como parte do programa, os participantes deverão oferecer contrapartidas educacionais ao retornarem, por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, aulas, palestras, cursos ou outras ações de compartilhamento de conhecimento, fortalecendo o impacto do intercâmbio em toda a rede municipal.

Para a secretária de Educação e vice-prefeita, Audrey Kleys, o programa representa um marco para o ensino público da Cidade.
“Estamos felizes em unir forças para proporcionar uma nova experiência para alunos e professores, consolidando o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade. Não mediremos esforços para que nossos estudantes se desenvolvam de forma integral e possam alçar voos cada vez maiores”, afirmou.

O Programa Santos no Mundo reforça o investimento da Cidade em educação, inovação e oportunidades, mostrando que a escola pública também pode ser porta de entrada para o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...