Restaurante-escola de Santos reabre modernizado na terça-feira

Data:

Estação Bistrô recebeu R$ 700 mil do PetroChef da Petrobras para modernizar cozinha. Projeto já formou mais de 500 alunos em vulnerabilidade social.

Com cozinha totalmente modernizada, o Restaurante-Escola Estação Bistrô localizado no Largo Marquês de Monte Alegre no Valongo reabre ao público na próxima terça-feira. Investimento de R$ 700 mil do PetroChef — Projeto de Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas desenvolvido com recursos da Petrobras — possibilitou modernização completa da infraestrutura da cozinha do restaurante, cuja missão é formar jovens em vulnerabilidade social para mercado de trabalho nas áreas de gastronomia e serviços.

O equipamento funciona como laboratório de aprendizado unindo formação técnica e prática profissional, além de ser uma das opções gastronômicas mais procuradas do Centro Histórico santista. No evento de reinauguração desta sexta-feira, autoridades destacaram impacto social e simbólico do projeto que representa união entre poder público, universidade e iniciativa privada em prol da inclusão.

O restaurante atua como atrativo turístico e espaço de valorização da gastronomia local contribuindo para revitalização do Valongo, movimentando turismo e fortalecendo economia criativa regional. Desde criação em 2012, o Restaurante-Escola Estação Bistrô é referência em gastronomia, hospitalidade e formação cidadã. Com nova estrutura, retoma atividades com equipamentos modernizados preparados para atender público e alunos em formação.

O projeto já formou mais de 500 alunos sendo um dos 34 selecionados nacionalmente entre 357 propostas inscritas no edital do Programa Petrobras Socioambiental. A turma atual iniciou em setembro de 2025 seguindo até 2 de dezembro de 2027. Com parceria PetroChef, serão contempladas mais de 60 turmas em cursos de qualificação em serviços de alimentos e bebidas, formação de ajudante de cozinha, cozinheiro profissional, cozinheiro para coletividade, capacitação em higiene e manipulação para ambulantes e aceleradora de empreendedorismo. Alunos recebem bolsa-auxílio durante formação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Prepare o bolso: Tarcísio sinaliza aumento da tarifa de metrô e trens em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

Acabou a mamata: Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta...