Revitalização da Bacia do Mercado avança com conclusão de fundações

Data:

Fundações para ala comercial estão prontas em Santos. Projeto integra reforma do Mercado Municipal e criação do Cine Escola reforçando potencial econômico e turístico.

Já estão concluídas fundações para ala comercial do projeto da Prefeitura de requalificação da Bacia do Mercado (Praça Iguatemi Martins Vila Nova). A edificação das primeiras unidades já começou ficando ala próxima da estação das catraias. O projeto integra processo de revitalização do espaço planejado de forma integrada pela Administração envolvendo também reforma do Mercado Municipal e criação do Cine Escola visando reforçar potencial econômico turístico e de mobilidade urbana do Centro Histórico.

O centro de abastecimento já dispõe de estação do VLT parte do novo trecho de oito quilômetros do modal com 12 pontos de embarque/desembarque ligando Conselheiro Nébias ao Valongo com início de operações previsto para final do ano. Paralelamente continuam acompanhamentos topográficos movimentação de solo na área e escavações necessárias para esta etapa explicou secretário Fabrício Cardoso titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Toda área ganhará passeios no padrão Calçada para Todos tendo sido realizadas tratativas com concessionárias de energia elétrica e telecomunicações para enterramento de fiações valorizando ainda mais projeto de revitalização. A rede de iluminação pública também será subterrânea. As obras estendem-se também à chamada rua do meio entre dois blocos do Mercado ganhando novas pavimentação e rede de drenagem além de reestruturação da já existente.

Concluídas essas obras começarão serviços de melhoria no trecho da praça em frente à atracação das catraias prosseguiu secretário adiantando estar prevista abertura de novo acesso entre Rua 7 de Setembro e Perimetral medida contribuindo para melhoria da mobilidade urbana e ordenamento no entorno do mercado. O projeto valoriza não apenas função da mobilidade das catraias um dos símbolos da cidade mas também papel no cenário turístico. O meio de transporte com movimento estimado em 10 mil pessoas por dia interliga Santos e distrito de Vicente de Carvalho em Guarujá.

De acordo com projeto elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade Bacia do Mercado ganhará cobertura em cinco arcos de concreto e vidro na estação das catraias mesclando antigo e modernidade de forma harmônica. O local terá novo espaço administrativo e de apoio com sanitários para usuários da estação das catraias e da Bacia do Mercado além de deck flutuante e acessível para embarque e desembarque dos passageiros e área de contemplação detalhou engenheiro civil Daniel Navrocky.

A iluminação será reforçada dispondo área de novos mobiliário urbano e paisagismo. Os taludes da bacia serão recuperados recebendo novo guarda-corpo no entorno. Também será instalado playground sendo criada área para estacionamento de veículos. As obras estão a cargo da empreiteira Leman Construções e Comércio com prazo de conclusão no primeiro semestre do próximo ano. O investimento é de R$ 10.314.532,90 dos quais R$ 6 milhões destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...