Santos é a terceira cidade com maior crescimento em faturamento de franquias no Brasil, superando diversas capitais como São Paulo, Florianópolis e Salvador. O levantamento é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que analisou as 30 cidades com maior variação de receita no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o estudo, apenas Porto Alegre e Jundiaí apresentaram desempenho superior ao de Santos, que registrou um crescimento de 19,51%, acima da média nacional de 11,6%. O faturamento local chegou a R$ 756,1 milhões, frente aos R$ 632,7 milhões contabilizados no mesmo período de 2024. Em quarto lugar, a capital paulista obteve variação de 14,64%.
“Santos tem investido na ampliação de sua infraestrutura urbana. Todo esse trabalho traz desenvolvimento, que impulsiona a geração de empregos e renda. Esse ambiente, que também engloba a capacitação profissional, é favorável ao empreendedorismo”, destacou o prefeito Rogério Santos.
Crescimento do setor
O estudo da ABF mostra que 69% dos municípios brasileiros já possuem ao menos uma unidade franqueada. Em Santos, o destaque fica para as empresas ligadas ao setor portuário, impulsionadas pelo ambiente de negócios da região. No cenário nacional, o agronegócio tem forte presença em metade das cidades do ranking.
Entre os segmentos com maior participação no faturamento estão:
- Alimentação – Comércio e Distribuição (23%), impulsionada pelas vendas de Páscoa;
- Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%);
- Limpeza e Conservação e Serviços Automotivos, ambos com 12%;
- Alimentação – Food Service, também com 12%.
O desempenho reforça o protagonismo de Santos como um dos polos de empreendedorismo e inovação do estado de São Paulo, combinando infraestrutura, qualificação e ambiente favorável aos negócios.
Foto Henrique Teixeira


