Com o objetivo de zerar a fila de espera para exames de raio-X em casos de urgência, além de atender pacientes em situações eletivas e em tratamento de tuberculose, a Prefeitura de Santos iniciou, nesta segunda-feira (29), um mutirão de exames de raio-X no Hospital da Zona Noroeste. O serviço funcionará diariamente, das 7h às 23h, com previsão de realizar 80 atendimentos por dia.
O hospital recebeu novos equipamentos, incluindo aparelhos digitais de alta tecnologia, que permitem exames em tempo real, com imagens de alta resolução e integração aos sistemas hospitalares. A modernização garante mais rapidez nos diagnósticos, qualidade de imagem e segurança para pacientes e equipes médicas.
Segundo a coordenadora de Atenção Hospitalar da Secretaria de Saúde, Christiane Porto, a ampliação foi planejada para acelerar os atendimentos.
“A medida foi pensada justamente para agilizar o diagnóstico e permitir que o tratamento, quando necessário, comece o quanto antes. É um esforço concentrado que exige planejamento, mas que faz diferença na vida das pessoas”, destacou.
O agendamento dos exames será feito pela Central de Agendamentos de Santos. Por isso, é importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados. Em caso de mudança de telefone, é necessário procurar a policlínica de referência do local de residência.
Para a aposentada Irenita Pereira, 74 anos, o atendimento surpreendeu positivamente:
“Fui muito bem recebida por toda equipe do hospital. Não tive isso nem na rede particular”.
O responsável técnico Denis Gonçalves ressaltou o impacto da modernização:
“É um ganho enorme em segurança e eficiência. As imagens são enviadas em tempo real para os sistemas internos, permitindo que o médico do pronto atendimento acesse imediatamente os resultados, sem necessidade de revelação ou transporte de laudos”.
Outros mutirões em andamento
O Hospital da Zona Noroeste segue também com o corujão vascular, que oferece exames e consultas em horário estendido, de segunda a sexta e aos domingos, além do mutirão de ultrassonografia, realizado aos domingos.
No mesmo complexo ocorre o mutirão de cirurgias pediátricas de baixa complexidade e, no Instituto Visão do Bem, estão em andamento as cirurgias de catarata em ambiente ambulatorial.


