A vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) começa nesta terça-feira (9) em Santos, ampliando a proteção para gestantes e seus bebês. As policlínicas da Cidade oferecerão o imunizante das 9h às 16h para grávidas a partir da 28ª semana de gestação que fazem pré-natal nas redes pública ou privada. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, caderneta de pré-natal e, no caso de menores de 18 anos, estar acompanhada por um responsável.
O VSR é o principal responsável por bronquiolite e pneumonia em crianças de até 2 anos, doenças que podem evoluir para quadros graves. A vacina, que protege contra os subtipos A e B, será aplicada em dose única, permitindo que os anticorpos sejam transferidos da mãe para o bebê pela placenta. Esse processo fortalece a imunidade do recém-nascido especialmente nos primeiros meses de vida — período de maior vulnerabilidade.
Para agilizar o atendimento, a Prefeitura já identificou todas as gestantes elegíveis da rede municipal e iniciou, nesta segunda-feira (8), o contato para orientá-las sobre a vacinação. Em 2024, Santos registrou 106 internações de bebês de zero a 2 anos por VSR, além de dois casos entre crianças de 3 a 5 anos. O Ministério da Saúde estima que a imunização nacional poderá evitar até 28 mil internações em bebês e prevê distribuir 1,8 milhão de doses até o fim do ano.
Além da vacina, o SUS segue oferecendo o anticorpo palivizumabe para crianças de maior risco, disponível em Santos mediante prescrição médica no Centro de Referência do Hospital Guilherme Álvaro.


