Inscrições começam segunda-feira para curso inédito profissionalizante. Aulas serão no período noturno na Fundação Cenep visando capacitar profissionais para setor portuário em Santos.
Para quem está em busca de vaga no mercado de trabalho ou qualificação técnica inédito curso profissionalizante de Mecânica Portuária abre inscrições nesta segunda-feira em Santos. Para inscrever-se a uma das 60 vagas gratuitas é necessário cadastrar-se inicialmente no site da Cenep. A formação tem como objetivo capacitar profissionais ampliando oportunidades de inserção no mercado de trabalho contribuindo para fortalecimento do setor portuário. O projeto também reforça compromisso com diversidade e inclusão estimulando participação de mulheres em áreas técnicas e industriais tradicionalmente ocupadas por homens.
As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira no período noturno na Fundação Centro de Excelência Portuária na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves 56 no Macuco. Também estão previstas atividades práticas e visitas técnicas aos sábados. Para candidatar-se interessado precisa ter no mínimo 18 anos completos até data de início do curso ensino médio concluído (com diploma reconhecido pelo MEC) estar quite com Justiça Eleitoral e apresentar comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias. No caso dos candidatos do sexo masculino é necessário também estar dispensado do serviço militar obrigatório. O envio de informações incorretas ou documentos falsos resultará na eliminação imediata do processo seletivo.
Mais detalhes sobre processo seletivo poderão ser consultados no edital disponível no site da Fundação Cenep. Concluído período de inscrição candidatos terão documentos avaliados para validação dos requisitos previstos no edital. Aqueles considerados aptos serão informados por e-mail com instruções e agendamento para entrega presencial da documentação e efetivação da matrícula na Fundação Cenep. A aula inaugural está marcada para 24 de novembro iniciando jornada de aprendizado estendendo-se por cerca de cinco meses.
A iniciativa é do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo desenvolvida com Cenep com apoio da Prefeitura. A formação profissional é um dos pilares para fortalecer ecossistema portuário e gerar novas oportunidades de trabalho segundo secretário de Assuntos Portuários e Emprego Bruno Orlandi destacando que parceria mostra que poder público e setor produtivo podem caminhar juntos para preparar população de Santos para demandas reais do mercado unindo capacitação inclusão e desenvolvimento econômico.
O presidente do Sopesp Regis Prunzel afirma que curso é inédito em Santos nascendo da necessidade real do setor portuário identificando carência significativa de mecânicos especializados para atuar nas operações desenvolvendo formação específica estruturada em etapas para preparar profissionais com perfil técnico demandado pelo setor objetivando contribuir para fortalecimento da cadeia produtiva portuária mediante qualificação profissional especializada.


