Santos planta mais de 100 novas árvores e amplia áreas verdes com o Programa Santos Sustentável

Data:

Mais de 100 novas árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas nas ruas Pará, Arnaldo de Carvalho, Almirante Barroso, Pedro Américo e Espírito Santo, no bairro Campo Grande, durante a primeira quinzena de agosto. A ação, que integra o Programa Santos Sustentável, da Prefeitura de Santos, continuará nos próximos meses até alcançar 500 novas mudas, incluindo o bairro do Marapé.

O programa, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), tem como objetivo tornar a cidade mais verde e preparada para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Lançada em março, a iniciativa completou cinco meses e já consolidou o plantio de 1.729 árvores em diferentes pontos da cidade.

O plantio atual é resultado de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com o Assaí Atacadista, localizado na esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério. Como parte da compensação ambiental, o atacarejo já havia viabilizado uma “mata urbana” em sua área externa, com o plantio de 194 mudas e a preservação de 58 árvores existentes, totalizando 252 exemplares — um aumento de 334% na cobertura vegetal local.

Agora, as ações foram estendidas para as calçadas do entorno, com a introdução de espécies como pitangas, ipês, grumixamas, paus-viola, cambucis, cambucás, cambuís, araçás e patas-de-vaca. Todo o planejamento foi baseado em um Estudo de Impacto de Vizinhança.

O Programa Santos Sustentável tem metas ambiciosas: plantar 2 mil mudas até 2025, atingir 10 mil árvores em quatro anos e chegar a 45 mil exemplares na Área Insular.

Além do plantio, o programa atua em diferentes eixos, como Arborização Urbana, Pomares, Conectividade Verde, Menos Asfalto – Mais Verde, Matas Urbanas e Educação Ambiental. Recentemente, três grupos técnicos foram criados para desenvolver projetos específicos:

  • Plano de Arborização, responsável por definir diretrizes para a expansão do verde na cidade;
  • Projeto Jundu, voltado à recuperação nativa da orla da praia;
  • Revisão dos critérios para classificação de Edifícios Verdes e Inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...