A equipe gestora da UME Maria de Lourdes Borges Bernal, no bairro Castelo, escolheu a pintura em grupo como forma de acolhimento aos 456 estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) no retorno às aulas do segundo semestre da rede municipal de Santos, nesta segunda-feira (28). A iniciativa foi uma das ações preparadas pelas 86 unidades escolares do município, que recebem mais de 25 mil alunos.
Na unidade, os alunos demonstraram empolgação ao participar da atividade artística, que envolveu a pintura coletiva de ilustrações inspiradas na artista norte-americana conhecida por ‘Bobbie Goods’. Pela manhã, a proposta envolveu as turmas dos 3º, 4º e 5º anos, que se uniram para colorir os desenhos em grupos, criando um ambiente colaborativo e acolhedor.
De acordo com a assistente de direção da escola, Julia Maia Duarte Gregório, a ação foi pensada para promover integração entre as diferentes séries no retorno às aulas. “A ideia surgiu para unir as crianças de maneira prazerosa. O ‘Bobbie Goods’ traz animais fofinhos em situações do cotidiano, e nós adaptamos essas imagens para o contexto da volta às aulas”, explicou.
Após a finalização das pinturas, os trabalhos serão expostos em murais pela escola. Além disso, os estudantes levarão algumas ilustrações para casa como lembrança do acolhimento preparado com carinho pelos educadores e funcionários da unidade.

Para o segundo semestre, a expectativa da equipe escolar é manter o foco nas avaliações e reforçar o espírito de colaboração. “Temos um ótimo desempenho nas provas e queremos manter esse padrão. Mais do que isso, queremos valorizar o trabalho coletivo entre professores, equipe e famílias, pois esse é o diferencial da nossa escola: a parceria entre família e escola”, reforçou Julia.
Acolhimento nas unidades
A secretária de Educação em exercício e chefe da supervisão de ensino, Joana Costal, destacou a importância desse momento de retorno. “Cada escola preparou um acolhimento especial, com atividades diferenciadas, para que os alunos se sintam bem e compreendam que esse é um espaço acolhedor, onde a aprendizagem acontece de forma significativa. E para que isso seja possível, precisamos da participação ativa das famílias, acompanhando a frequência, as atividades e, sempre que necessário, dialogando com a escola”, afirmou.
Impressões dos alunos
A aluna Trinity Chagas Andrade Costa, de 9 anos, participou da atividade na UME Bernal e aprovou a proposta. “Estou amando”, disse com entusiasmo. Ela contou que já tem quatro livrinhos com desenhos parecidos em casa e gostou de compartilhar o momento com os colegas. “É bastante legal e tem a curiosidade também de cada um fazer a sua parte”, comentou.
Giovanna Rosa, de 10 anos, também ficou surpresa com a atividade no primeiro dia. “Não sabia que ia ter pintura. Amo colorir, e minha matéria favorita é artes. Gosto muito de estudar, principalmente matemática e ciências”, contou.
Monte Cabrão
Na UME Rural Monte Cabrão, localizada na Área Continental de Santos, o retorno às aulas também teve uma proposta acolhedora. A escola preparou uma atividade que revisita o 1º semestre com imagens, registros e contextos distribuídos pelos espaços escolares. Segundo a coordenadora pedagógica Leticia Miranda Barreto Scalco, o objetivo é fortalecer os vínculos dos alunos com o ambiente escolar, valorizando as experiências vividas e promovendo momentos de reflexão e expressão gráfica.


