A Prefeitura de São Sebastião iniciou, nesta semana, uma ação de fiscalização em empresas de caçambas localizadas na Costa Sul do município. A operação, realizada em Paúba, Maresias, Boiçucanga e Juquehy, integra a Operação Sufoco, voltada ao combate a crimes ambientais em diferentes regiões da cidade.
A força-tarefa envolve as secretarias do Meio Ambiente (Semam) e da Fazenda (Sefaz), com apoio da Polícia Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e da Polícia Ambiental. As ações foram definidas após reunião que reuniu representantes de diversas pastas municipais, além das polícias Civil, Militar e Militar Ambiental.
O foco da fiscalização são empresas de caçambas devido ao impacto que o descarte irregular de resíduos da construção civil pode causar, como degradação ambiental, ocupações clandestinas e parcelamento irregular do solo. As equipes verificam se as empresas possuem licenciamento ambiental e alvará de funcionamento, além de orientar sobre a destinação correta dos materiais coletados.
Durante a ação desta semana, quatro empresas foram notificadas e deverão apresentar a documentação obrigatória. Elas permanecerão com as atividades suspensas até a regularização. Uma das empresas também recebeu auto de infração e multa de R$ 500 por irregularidades no sistema de esgoto.
Segundo a Prefeitura, a Operação Sufoco tem como objetivo identificar, investigar e coibir práticas ilegais, responsabilizando não apenas os executores, mas também possíveis articuladores e financiadores de crimes ambientais. O município afirma que as ações de fiscalização seguirão de forma integrada, rigorosa e permanente, com foco na proteção de áreas sensíveis e no cumprimento das normas de uso e ocupação do solo.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos canais oficiais da Prefeitura ou pelos telefones 153 (Polícia Municipal), 3892-6000 (Fiscalização Ambiental), 190 (Polícia Militar) e 181 (Polícia Civil).


