A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), vai implementar um novo plano estratégico para garantir atendimento mais ágil e seguro durante a alta temporada de verão 2025/2026 — período em que a população da cidade chega a triplicar com moradores fixos e visitantes. As medidas começam a ser adotadas já no Natal, tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro quanto no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga.
Uma das principais novidades é a atuação do médico “Sentinela”, que ficará de prontidão nos horários de maior movimento para ampliar a cobertura assistencial e acelerar o primeiro atendimento. “Com o médico sentinela, garantimos atenção contínua nos picos de demanda e fortalecemos a capacidade da UPA, que funciona 24 horas por dia, todos os dias”, explicou o superintendente do HCSS, Alfredo Simões.
A rede também será reforçada com mais um pediatra atuando durante o dia, medida que busca tornar o fluxo de atendimento mais saudável e reduzir o tempo de espera, especialmente no público infantil. “Nosso objetivo é assegurar qualidade e agilidade no cuidado a moradores e turistas”, afirmou Simões.
De acordo com a secretária de Saúde, Laysa Pires, todas as unidades estarão preparadas para a temporada. “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento seguro e qualificado, garantindo um cuidado cada vez melhor para a nossa comunidade”, destacou.


