Ubatuba ganha novo reservatório e mais água potável no verão

Data:

A população de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, passa a contar com mais água potável neste verão com a entrega do novo Reservatório Perequê-Mirim, inaugurado nesta segunda-feira (27) pela Sabesp. A estrutura tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada, beneficiando diretamente mais de 25 mil moradores e turistas.

A obra faz parte das ações do Governo de São Paulo para garantir segurança hídrica à população, dentro de um plano de investimentos que deve alcançar R$ 70 bilhões até 2029, em meio ao processo de desestatização da companhia.

De acordo com Natália Resende, secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o novo reservatório é um passo importante no fortalecimento do sistema de abastecimento da região. “A entrega reforça nossa capacidade de resposta à seca e garante mais segurança hídrica para milhares de pessoas. Cada investimento é parte de um planejamento estratégico voltado para o futuro”, destacou.

O Reservatório Perequê-Mirim atenderá os bairros Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita e Ribeira, beneficiando indiretamente outras áreas como Toninhas, Itaguá, Iperoig e Tenório.

Segundo Mônica Riccitelli, gerente regional da Sabesp, o equipamento é fundamental para o período de alta temporada. “O novo reservatório é uma reserva estratégica essencial para o verão e integra os investimentos da Sabesp no Litoral Norte, dentro da meta de universalizar o saneamento até 2029”, afirmou.

Construído com tecnologia alemã de dobra dupla, o tanque é mais resistente e reduz riscos de vazamentos. A entrega integra o Programa Água no Litoral, que prevê obras para ampliar o sistema de abastecimento em toda a faixa costeira paulista.

Além do reservatório, a Sabesp instalou um ponto público de abastecimento na área externa do novo tanque, permitindo que moradores e visitantes encham garrafas e recipientes de água potável.

Em Ubatuba, a Sabesp está investindo R$ 76 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina e na construção de outro reservatório, nas Toninhas, com capacidade para 3 milhões de litros, previsto para 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...