Empresa vai comprar 200 mil toneladas de créditos de carbono da Mombak, em projeto que une tecnologia e recuperação florestal no Brasil.
O Google anunciou a compra de 200 mil toneladas de créditos de remoção de carbono da Mombak, empresa brasileira especializada em restauração florestal. O projeto prevê a aquisição de áreas agrícolas na Amazônia para reflorestamento, contribuindo para a recuperação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas.
A iniciativa faz parte da Symbiosis Coalition, um compromisso de mercado apoiado por Google, McKinsey, Meta, Microsoft e Salesforce, criado para fortalecer soluções de remoção de carbono baseadas na natureza. Essas ações complementam projetos como o Frontier, voltado à captura direta de CO₂.
Embora desafiadores por dependerem da conservação das florestas e da prevenção de desastres naturais, os projetos de base natural oferecem benefícios adicionais, como o aumento da biodiversidade e a recarga de aquíferos. O Google utilizará o PerchAI, tecnologia da DeepMind, para medir os impactos positivos do reflorestamento sobre a fauna e a flora.


