Pesquisa mapeará disponibilidade e qualidade de Wi-Fi público em atrativos turísticos. Coleta de dados vai até 3 de outubro
O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério das Comunicações e Anatel, realizará nas próximas semanas pesquisa para mapear disponibilidade e qualidade de internet pública gratuita em atrativos turísticos dos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro.
A ação integra o programa “Conheça o Brasil: Conectado” e visa desenvolver ações para melhorar conectividade e disponibilização de Wi-Fi gratuito em destinos turísticos. O ministro Celso Sabino destaca que “o Brasil está investindo muito em tecnologia e turismo, e a união de esforços é o caminho para que o país seja percebido como destino inteligente”.
O diretor de Turismo de Guarujá, Sérgio Zagarino, ressalta: “A conectividade é fundamental para tornar nossos locais turísticos mais acessíveis. Internet gratuita permite que visitantes compartilhem suas experiências em tempo real, acessem informações sobre atrativos e serviços, além de proporcionar maior segurança e conveniência durante a visita”.
Bruno Silva, gestor público especialista em Inteligência Artificial, complementa: “A disponibilização de internet pública de qualidade é pilar essencial para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Permite coletar dados sobre fluxo turístico, preferências dos visitantes e otimizar gestão urbana, contribuindo para decisões mais eficientes e experiências personalizadas”.
O primeiro mapeamento em 2020 verificou que mais de 70% dos destinos não possuíam Wi-Fi público. A nova coleta, até 3 de outubro, abordará disponibilidade, cobertura, qualidade do sinal e velocidade da internet.
A Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes já conta com 28 municípios trabalhando transformação inteligente.


