Desafio online seleciona brasileiro para voo suborbital. Inscrições são feitas por app no Telegram com sistema de pontos e votação
Um brasileiro terá a chance de ir ao espaço gratuitamente com a Blue Origin. A SERA (Agência de Exploração e Pesquisa Espacial) lançou plataforma no Telegram para selecionar passageiros para voar em parceria com a empresa do bilionário Jeff Bezos, que utiliza o foguete New Shepard para viagens suborbitais.
Durante o voo, passageiros atingem a Linha de Kármán, limite aceito como início do espaço fixado em 100 km pela Federação Aeronáutica Internacional. A essa altitude, experimentam alguns minutos de ausência de gravidade e veem a curvatura da Terra antes de retornar.
O aplicativo funciona como bot interativo onde usuários podem participar de desafios, acumular pontos internos chamados SpaceDust e interagir em comunidades. O sistema de pontos eleva o candidato em ranking, aumentando chances de seleção. A escolha final será feita por votação comunitária na blockchain TON (The Open Network).
A SERA reservou seis assentos, lotação máxima da cápsula. Cinco são destinados a países parceiros: Brasil, Nigéria, Índia, Indonésia e Tailândia. A sexta vaga está aberta para outros países.
Em junho de 2022, o mineiro Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro da história a ir ao espaço e primeiro turista espacial do país, conquistando assento em sorteio da então Crypto Space Agency (CSA).
O cofundador da SERA, Joshua Skurla, afirma ser a “primeira vez que um programa espacial está nas mãos das pessoas”.
Como concorrer à viagem espacial:
- Acesse https://t.me/sera_mission_control_bot/app pelo navegador do smartphone
- Selecione “Getting Started”
- Navegue e participe dos desafios pelo app acumulando pontos
O lançamento insere SERA e Blue Origin em cenário de crescente concorrência no turismo espacial. SpaceX e Virgin Galactic também disputam esse mercado.


