Tecnologia inédita no Brasil criará mapas 3D das árvores em calçadas e canteiros. Projeto de R$ 19 milhões começará na Vila Mariana
A Prefeitura de São Paulo iniciará censo arbóreo inédito no Brasil usando tecnologia laser e inteligência artificial para mapear cerca de 650 mil árvores nas calçadas e canteiros da cidade. O projeto de R$ 19 milhões substituirá o último levantamento feito há dez anos apenas com fotos aéreas.
Veículos equipados com scanners laser percorrerão as ruas disparando feixes até 300 metros de distância e 30 metros de altura, criando mapas 3D detalhados. “Vamos coletar georreferenciamento, localização exata, diâmetro do tronco, altura, volume de copa e inclinação”, explicou Priscilla Cerqueira, diretora de arborização urbana.
O censo começará na Vila Mariana e percorrerá os 96 distritos em três anos, podendo ser antecipado conforme capacidade da empresa contratada. Até quatro veículos poderão trabalhar simultaneamente no levantamento.
“Essa tecnologia vai dar quantidade muito maior de informações. Saberemos se a árvore está inclinada, se tem problemas no caule, facilitando o manejo”, destacou Marcos Buckeridge, professor da USP.
A iniciativa visa melhorar planejamento diante das mudanças climáticas, especialmente após temporais como o de março que derrubou mais de 300 árvores, causando inclusive morte de motorista de táxi atingido.


